segunda-feira, 23 de abril de 2012

Detalhes sobre o crescimento de TV por assinaturas ..


segue.


Com 265.676 novos assinantes em fevereiro, o Brasil atingiu a marca de 13.319.510 domicílios com TV por assinatura. No mês, a base instalada cresceu 2,04%. Os dados divulgados hoje pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) consideram o número médio 3,3 pessoas por domicílio, conforme o IBGE, o que significa que os serviços de TV por assinatura são distribuídos, atualmente, para quase 44 milhões de brasileiros.


O DTH (via satélite) continua sendo o meio de maior crescimento no setor: em fevereiro, cresceu 2,88% em relação ao mês anterior, enquanto o número de assinantes que recebem os serviços via cabo aumentou apenas 1,11% e as prestadoras de MMDS (micro-ondas) perderam 3,27% de seus assinantes. O cabo, que já foi a tecnologia mais usada na TV por assinatura, tem agora 42,3% de participação no mercado, enquanto o DTH atingiu a significativa fatia de 56%. Em fevereiro de 2010, as conexões via cabo representavam 57,6% e as DTH, 37,9%.
A Região Norte foi proporcionalmente a que mais acrescentou novos assinantes de TV paga, com crescimento de 48,4% nos últimos 12 meses, seguida pelo Nordeste, com 46,4%. A Região Sudeste, porém, concentra a maioria dos domicílios com TV paga: 8.539.546, ou seja, 64,1% do total do País. Estão nessa região os três Estados com maior número de assinantes: São Paulo (5.354.995) ou 40,2% de todo o País), Rio de Janeiro (1.912.705) e Minas Gerais (1.087.162). Completam a lista dos cinco maiores: Rio Grande do Sul (852.153) e Paraná (580.568).
São Paulo superou o Distrito Federal como a unidade da Federação com maior proporção de domicílios com TV por assinatura: 41%, seguindo-se o Distrito Federal (40,9%), Rio de Janeiro (35,7%), Amazonas (25,7%), Rio Grande do Sul (23,2 %) e Santa Catarina (22,9%). Apenas esses seis estão acima da média nacional, que é de 22,5%. Piauí é o Estado com menor densidade: 5,9%, seguido por Maranhão (6,7%), Tocantins (6,8%), Pernambuco (9,2%) e Pará (9,4%). Oito Estados têm densidade inferior a 10%.
O grupo Net/Embratel detém mais da metade (54,73%) do mercado de TV por assinatura no País. A proporção era de 54,9% em dezembro de 2011. Em seguida vêm os grupos Sky/DirecTV, com 30,12%; Telefônica/TVA, com 5,23; e Oi, com 2,78%. Esse quadro tende a mudar com a entrada de novos prestadores, como a GVT, que aumentou sua base de assinantes em 156% apenas nos dois primeiros meses de 2012.

Um comentário:

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